quinta-feira, abril 17, 2008

Da consulta de hoje

Lá fui à consulta. Começou por me perguntar da viagem a Porto Santo e estivemos a falar da ilha e dos hotéis. Contei-lhe mais pormenorizadamente o que se passou na segunda feira e a conversa com a médica. Relembrou-me que já me tinha dito algo semelhante ao que ela disse. Falou-me de haver outra medicação para as contracções mas com efeitos secundários, e sobre o repouso ser a principal medida em caso de ameaça de parto prematuro. Disse-me que não queria que eu deixasse de trabalhar a 100%, porque conhece a situação mas pelo menos reduzir ao mínimo indispensável. Mediu-me a tensão e passei à sala de observação.
Disse-me que devia usar sempre a cinta. Palpou-me a barriga e confirmou o tónus elevadíssimo do útero (está sempre demasiado contraído).
Eu disse-lhe para ele me dizer o que tinha a fazer que seguiria à risca tudo o que dissesse. Acho que ficou admirado por eu estar tão assustada.
Fez-me a eco e vi a minha menina, que desta vez estava muito quietinha. Até fiquei com medo. Mediu o úmero e fémur (49 mm) e comparou com a tabela das semanas. Disse que estava tudo bem mas que o problema agora também não era esse.
E depois lá veio mais um toque (já nem têm conta) e confirmou. Colo muito amolecido e muito, muito fino. E ele que até é muito liberal lá me foi dizendo que antes das 34 sem. não é nada conveniente, e que antes das 32 nem pensar. Porque quando nascem antes das 32, são crianças que podem até não ficar com sequelas mas têm tendência para infecções complicadas, etc. Voltou a referir as 34 como meta. Disse-me que o facto de ter feito a dilatação tão rapidamente no parto da Mariana, que também não ajudava. E que como tenho o colo do útero apagado que qualquer contracção pode desencadear a dilatação e que nestes casos raramente é reversível.
Disse-me que assim sendo, viagens de carro nem pensar. Nem andar, nem relações, nem força, nem pegar em pesos nem na Mariana. Trabalhar só o tempo indispensável, nos dias que for necessário (e só se for mesmo necessário). Mesmo assim se sentir contracções parar imediatamente (ou seja, contracções tenho eu a toda a hora, por isso a sentença é estar paradinha). Até às 34 sem.
Reforçou a dose de magnésio e prescreveu-me os tal comprimidos dos efeitos secundários (parece que tem mesmo que ser). Assustou-me (será que ainda era possível mais?).
Mudou-me as consultas que eram de 5 em 5 semanas para 3 em 3. Concordei (aliás se ele não sugerisse, sugeriria eu).
Pediu-me que repousasse o mais possível porque não estava só preocupado com a Matilde mas também comigo. Como poderia reagir se acontecesse alguma coisa agora. Disse-me para ver se conseguia que a Mariana não se ressentisse de não lhe dar colo.
Disse-me que o ideal era não fazer uma viagem que temos marcada para o feriado de 25 de Abril (embora seja de avião, que ele diz que é melhor que andar de carro).
Vim embora, chorei todo o caminho para descomprimir e aqui estou. De repouso e com uma dor que mal me deixa andar (parece que é um ligamento qualquer mas que não tem importância), para além da sensação horrivel de não conseguir mexer-me por causa da rigidez da barriga. Pareço uma grávida de fim de tempo já em trabalho de parto. A minha mobilidade não é muito diferente dessa fase da gravidez. Penso até que quando entrei na maternidade para a Mariana nascer, já com 5 cms de dilatação, me mexia melhor. Pelo menos as dores não eram muito diferentes.

Etiquetas: ,

5 Comments:

At 18/4/08 10:23, Blogger YupiE said...

Amiguinha!!!
Parte-me o coração sentir-te dessa maneira...
Ainda não tenho filhos por isso acredito que estou longe de saber a aflição que sentes...
Sinto-me impotente de não poder fazer nada para te ajudar, pelo menos para aliviar um pouquinho o medo e a dor que sentes...
Coragem, sei que vai correr tudo bem...
Daqui segue um comboio cheio de beijinhos e um xi coração muito apertado...

 
At 18/4/08 11:39, Blogger Diana Bento said...

Bem, isso é mesmo de assustar. Muito descanso, então, sim? E vais ver que chegas à tua/vossa meta.

Beijinhos.

 
At 18/4/08 15:10, Blogger Beth said...

Vim te desejar força e dizer que estou aqui torcendo para tudo dar certo e sua linda Matilde esperar mais um pouquinho.

Muitos bjinhos

 
At 18/4/08 18:17, Anonymous Anónimo said...

Vamos lá, onde está essa confiança? Afinal é só estar de repouso.... Aconteceu-me o mesmo com a Beatriz e embora custe um bocadinho dá para fazer uma listinha de desejos antigos e maravilhosos que por culpa do escasso tempo nunca tinhamos conseguido realizar. Aprveita para fazer uma máscara para a pele, arranja as unhas, poe uma máscara no cabelo, lê revistas, ouve música, enfim...fecha os olhos, respira suavemente e desfruta desses movimentos maravilhosos da "piolhinha" e dorme o sono dos justos.
Bom descanso e beijinhos

 
At 19/4/08 17:20, Anonymous Anónimo said...

Linda, calma q tudo vai correr bem!!!
Estou a torcer por vocês!

beijinhos

carla e inês ( 4 anos )

 

Enviar um comentário

<< Home