segunda-feira, outubro 22, 2007

Avô deste tempo

O meu avô tem 81 anos. Mas tem uma agilidade motora e mental de muito menos. Podia ter 60 ou 70. Conhece a realidade nacional e internacional. Não são raras as vezes que me "conta" o que se vai passando pela nossa política ou economia. Lê jornais, ouve notícias, sempre com um sentido crítico que não é do tempo dele. Acabou a quarta classe com distinção e tirou depois um curso de socorrismo. Ensinou muitos "rapazes da idade dele" a ler. Mas a vida dele foi sempre numa drogaria duma grande empresa cá da zona. Onde havia cinema para os filhos dos funcionários, onde na escola já era obrigatório tomar banho aos dias "xs" e lavar os dentes, há 50 anos.
Ele com o seu sentido de humor e as suas histórias mirabolantes (que sempre nos deliciaram e que até certa idade íamos perguntando se eram mesmo realidade) lá ia dizendo às pessoas que tinha o melhor tira nódoas do mercado. Voltava com uma tesoura nas mãos. E o que eu desde criança, me ria com esta história. Apenas uma dele. Verdadeira. Se calhar das poucas. Porque as outras metiam mouros que agarravam pedras do tamanho de casas, para explicar a nossa ascendência. Muito nos ríamos nós, as 5 netas, com a sua imaginação. E acabava sempre as histórias com "apareceu uma menina com um vestido encarnado e o conto está acabado".
Trata dos assuntos dele. Escreve cartas para os bancos e para a Junta com uma caligrafia exemplar. E comunica por telémóvel há vários anos. Mas como o seu primeiro telemóvel foi roubado, nunca mais tive o número dele. Achei que ele não o usava muito. Quando o quero contactar, ligo para casa ou vou lá. Na semana passada lá percebi que ele anda sempre como telemóvel. Já tenho o número. E agora quando quero falar com ele, ligo-lhe para o telemóvel.
O meu avô podia ser desta geração. E eu, talvez seja doutra, porque nunca imaginei que um dia iria falar com o meu avô por telemóvel. Só falta ser por SMS...

Etiquetas:

1 Comments:

At 22/10/07 17:27, Blogger Lara said...

Não pude deixar de comentar este post (mais uma leitora fiel que não comenta, acuso-me!).
O meu avô (que faz 81 anos daqui a uns dias) também é super-activo.
Usa telemóvel, tem tudo o que são tecnologias novas de dvd's (inclusive gravadord de dvd's, imagine-se!), tv's, máquinas fotográficas (mas ainda não deve ter enchido um cartão inteiro desde que tem a máquina, mas enfim) e etc.
No outro dia brincava com a Maria, ao cavalinho, como todos nós brincámos em pequenos: sentado na cama, de joelhos dobrados e a levantá-la e a imitar o relinchar do cavalo. E eu a pensar: "Epá, como é que é possível ainda ter tanta agilidade!!!".
E, 6ª feira passada, quando tive um pequeno contratempo de saúde foi ele que esperou a ambulância junto à porta do hospital, que me acompanhou, que me levou de seguida a fazer as compras mais urgentes e que me deixou em casa, de coração cheio pelo apoio todo que me deu.
E o orgulho que eu tenho naquele avô, que dedica aos outros a saúde que tem! ;)
Parabéns a nós, por termos as duas avôs assim!
Hum... mas também não envia sms e baralha-se quando eu envio uma mms com uma fotografia da bisneta!

 

Enviar um comentário

<< Home