quinta-feira, maio 17, 2007

Dia da espiga

Hoje foi feriado na Marinha. De manhã não trabalhei para ir à música para bebés no infantário. Embora esteja fechado, todos os anos há música para as crianças neste dia. Fomos e gostámos muito. A Mariana estava muito envergonhada no início mas depois vibrou imenso. Gostou das melodias, dos inúmeros instrumentos, da bailarina, da dança na roda e da tenda musical. Quando lhe perguntei o que tinhamos isto, respondeu-me: " A ina dançá" (A Bailarina a dançar)
Aqui, neste dia, é tradição as pessoas sairem cedo e irem fazer um pic-nic para a mata de S. Pedro. Quando o meu pai era vivo, também nós íamos sempre. Para o mesmo sítio, com os mesmos amigos.
Os meus tios sairam cedo e foram para lá. Nós fomos levar a minha mãe a acabámos por ficar a almoçar. Naquele pinhal que me deixa tantas recordações. Estava muito calor. As pessoas eram as mesmas. A ementa também (que saudades de caracóis no forno e cerejas de Alpedrinha). Nunca tinha ido ali com a Mariana. Prometi a mim mesma, que para o ano tiro o dia porque ela vai gostar, de certeza. Este ano já adorou estar lá a brincar. Foi muito bom mas senti-me incompleta. Faltava ali a alma dele. E cada momento me fazia lembrar que a vida com ele seria muito mais completa.
À tarde fui trabalhar e a Mariana ficou com a mana Rita (A empregada da minha mãe não foi trabalhar porque acha que como mora na Marinha, deve gozar este feriado. Ela devia ter o feriado de Leiria porque é onde trabalha, mas como ela é que manda...).
Obrigada mana Rita pelo serviço de babysitter e pelo jantar.
Neste dia, era também tradição a minha avó nos dar um raminho com uma espiga. Este ano, já não está capaz disso. Mas fica aqui o registo para memória futura.

E terça feira é feriado em Leiria (e esse, ninguém nos tira...)