sábado, abril 02, 2005

Mentiras

Não passa um só dia em que não pense no teu avô Emídio, meu papá. O dia 1 de Abril era um dia que ele adorava. Passava o dia a arranjar mentirinhas para os amigos e à hora de almoço contava-nos ( a mim, às tias e à avó Lurdes), entre gargalhadas e a boa disposição que o caracterizava. E se nos apanhasse mais distraídas também nós eramos " enganadas". O teu avô era a pessoa que mais adorava a vida, que eu conheci até hoje. Vivia cada momento com uma intensidade , com uma alegria que contagiava todos à sua volta. Ensinou-nos a amar, a aceitar os outros como são, mostrou-nos o mundo, ensinou-nos a ser uma família e fomos tão felizes. Lembro-me de um dia em que íamos passar o fim de semana fora ( como qusase todos, o teu avô adorava viajar) e eu dizer que afinal já não queria ser professora como a tua avó Lurdes. Queria ser médica. E quando ele me respondeu que era um sonho para ele ter uma filha médica, eu cresci nos meus 6 anos , guardei aquela recordação e passei a minha vida a lutar pelo meu e pelo sonho dele. Por poucos meses não me pode ver formada e nunca chegou a assinar as minhas fitas. Nem imaginas a dor que isso me causa ainda hoje. Lembro-me que quando eu e tia Vera chegávamos de Coimbra e a tia Rita do Porto, tinhamos todas as 6 ªs feiras a nossa comida favorita à espera. Feita com tanto amor, como que a dizer-nos "sejam muito bem vindas, tivemos muitas saudades vossas esta semana." Ao fim de semana era ele que tratava de tudo: da comida, da casa, e dos nossos miminhos porque a avóLurdes como já te expliquei teve uma doença muito má. Ele apoiou-a sempre e foi parte da sua grande recuperação. O amor entre eles foi o com que sempre sonhei para mim. Cresci a imaginar se um dia conseguiria encontrar alguém que foose a minha alma gémea como os teus avós sempre foram. Sempre agarradinhos, aos beijinhos e miminhos.
Mas um dia, ia eu para as aulas e vi passar os teus avôs e fiquei a pensar o que teria acontecido. Telefonei a perguntar o que estavam a fazer em Coimbra. Começou ali a fase mais triste da minha vida. Dia 12 de Maio de 2000. O avô estava muito doente. Foram 11 meses de corrida para médicos, cá e no estrangeiro. Cada dia uma notícia pior. Eu como futura colega de profissão nunca fui poupada. Davam-me as notícias como se ele não fosse o meu papá, a minha vida, o meu primeiro e grande amor. Corremos médicos, agarrámo-nos a tudo o que podíamos e talvez graças a isso ele tenha vivido mais e com melhor qualidade de vida do que aquele tumor lhe estava a permitir. Recordo os dias em que ele me abraçava e dizia : " O que seria de nós sem ti?". Ele que sempre fora saudável, que amava a vida, que fazia tudo por instituições das quias fazia parte, que amava cada pessoa como se fosse única, que tinha amigos em todo o mundo... No dia 14 de Abril de 2001 foi para o céu. Às 14 horas, sábado de Páscoa. No domingo despedimo-nos dele e só me lembro de muitos amigos e de um da infância dele vir até mim e chorar encostado ao meu ombro. Doeu tanto. Quase quatro anos depois, quase todos os dias há alguém que me fala nele com um carinho tão forte, que sei que foi essa a marca dele no mundo. Toda a gente que o conhecia o amava tanto. Como me disseram uma vez, ele foi um anjo na terra. Nós fomos a outra marca dele. Espero que ele lá no céu esteja a olhar por nós e orgulhar-se de nós. Não pude entrar com ele na igreja. Nunca conheceu o teu papá e nunca te vai conhecer. Com a ida dele para o céu perdi uma parte de mim. Talvez a melhor. Mas todos os dias enquanto penso nele, lhe prometo que vou cuidar sempre da avó Lurdes e vou tentar ter uma família tão feliz como nós fomos um dia. Para que um dia nos possas recordar como eu recordo os teus avós. Para que sejas muito feliz... E eu amo-vos tanto...

1 Comments:

At 12/4/05 11:32, Anonymous Anónimo said...

adorei ler o teu texto ate tive vontade de chorar em ver o amor que tens pelo teu pai eu tb adoro aminha avo dos meus pais n posso dizer o mm pois nunca nos demos bem e uma familia complicada mas a tua familia e o sonho de familia que eu tinha e tenho e que provavelmente nunca vou ter, fico feliz por ver que afinal os meus sonhos nao sao so sonhos e que o amor existe mesmo parabens por toda a felicidade que tens pela tua familia fico feliz por ti, jinhos para todos andreia e bebe

 

Enviar um comentário

<< Home