domingo, janeiro 02, 2011

A primeira resolução

A primeira resolução de ano novo já estava tomada há algum tempo. Adiei para este ano porque assim não tinha desculpa para voltar atrás. Para ir adiando. Parece fácil. Mas só parece, porque não é. E qual é essa resolução? Parar a amamentação. Amamentar a minha bebé tem sido muito bom, mas por vezes também menos bom. Em Agosto já tinha pensado terminar (Porque também foi quando tinha quase 26 meses que deixei de amamentar a Mariana.) Só que nesse mês, a Matilde começou a só querer mamar de manhã quando acordava e à noite antes de deitar. Não estava "viciada". A mim não me custava nada, ela gostava, alimentava-a e tínhamos aqueles momentos só nossos, que só quem amamentou sabe do que falo. Principalmente com uma criança desta idade, a troca de olhares e mimos durante aqueles momentos são das melhores recordações que tenho desde que sou mãe. Principalmente com ela, que é uma criança tão expressiva. Só que passados uns tempos, ela começou a querer mamar a toda a hora. Sempre que estava comigo. E se tinha dias que só mamava uma vez, havia outros que queria mamar a todas as refeições. E saltava refeições porque preferia mama. Havia dias que me sentia no céu enquanto amamentava e outros que só queria terminar esta dependência.
Assim pensei que talvez nas férias do estágio, no final de Dezembro, fosse uma boa altura (porque não tinha de me levantar tão cedo e podia descansar um pouco de manhã caso a noite fosse má). Acabei por adiar até este ano. Dia 1, ainda mamou uma vez depois da meia noite (acordou assustada com as cornetas) e durante a madrugada. À noite adormeceu sem mamar mas de madrugada pediu. Consegui que adormecesse novamente só com a chupeta, sem mamar. De manhã estava a pedir mas eu recorri ao plano B. Não precisei de fazer isto com a Mariana e sinceramente acho um bocado antipedagógico, mas tinha de ser. Esta miúda é (muito) persistente. Fui buscar um verniz vermelho e fiz 4 pintas em redor do mamilo. E mostrei-lhe. Comecei a ver a cara de aflita da Mariana e chamei-a à parte enquanto lhe explicava que era apenas verniz. Depois de o tirar mostrei-lhe e ela sorriu (tão sensível, esta minha filha). A prima Helena, que está cá em casa (temos cá 3 emplastros desde a passagem de ano) começou logo a dizer que se via bem que era verniz.
A Matilde passado um bocado perguntou-me :
-" Mamã, tens sangue na maminha?"
Senti um aperto no peito. Sou contra isto. Devia ser com explicações. Só. Sem dramas. Mas esta miúda não é fácil... Se ela ficar traumatizada com isto, a culpa é minha. Mas eu conheço um psicólogo excelente e pago a psicoterapia à miúda. Bem, comecei o ano bem lançada para ir para o inferno, eu sei. Mas dizem que é lá que encontrarei os meus amigos. Menos mal. Eheheh. (Isto era suposto ser um post sério.)
Agora só falta continuar esta decisão. Que não vai ser fácil. Confesso que sentir que foi a última vez que amamentei na minha vida me deixa já uma saudade nostálgica. Mas é inesquecível o que sentimos. Jamais esquecerei aquele olhar dela e a sensação de plenitude durante esses nossos momentos.

Etiquetas: ,