segunda-feira, setembro 06, 2010

Como a comunicação social pode ser útil

Agora mesmo, estava a dar uma reportagem sobre canhotos. Claro que dadas as circunstâncias, o tema prendeu-me à Tv. Nunca me passou pela cabeça que a minha filha seria canhota. Achava até que os canhotos eram assim seres estranhos que viviam muito longe de nós. Conhecia muito poucos, que até foram obrigados na escola a usar a mão direita. Daquelas histórias de lhes prenderem a mão esquerda e outras relíquias de tempos passados. E eu até cresci a ouvir dizer que não se devia contrariar os canhotos, visto que tenho em casa uma mãe professora de ensino especial. Que sempre nos ensinou a lidar com todas as diferenças.
Bem, a verdade é que sempre alimentei uma esperança que a miúda começasse a perceber as vantagens da mão direita. Mas com o tempo, a miúda foi tomando a esquerda como a mão principal. Ainda escreve e pinta com as duas. É vê-la a meio duma frase ou pintura, a mudar o lápis de mão. Torna-se divertido até, observá-la. Nas férias escrevemos uns postais e ela assinou uns com a mão direita, outros com a esquerda. À vontade dela, pois claro, que eu sou uma mãe preocupada mas moderna. Eheheh. Mas depois foi lindo escrever no postal qual a mão que ela usou. Na verdade, escreve tão perfeito com uma, como com a outra. Apenas inverte algumas letras, de vez em quando, quando escreve com a esquerda. Corta com a direita, porque já viu que sai mais perfeito e lhe dá mais jeito.
Eu sei escrever com as duas mãos. Na faculdade chegou a ser uma vantagem para mim. Quando tínhamos testes em dias de aulas, eu nunca faltava para estudar. Escrevia com a direita o que os profs diziam. Sublinhava e fazia pequenos apontamentos com a esquerda, ao mesmo tempo. Utilizo a mão esquerda em muito muito mais actividades que a maioria dos dextros. Mas só isso.
E quando vejo canhotos, fico de boca aberta e normalmente aproveito para fazer umas perguntinhas. Eu, maravilhada a olhar para as pessoas como se fossem extraterrestres, a perguntar o que já lhes devem ter perguntado quinhentas mil vezes, mães como eu, noutra década. Sim, porque hoje em dia, devo ser a única pessoa no mundo que repara nos que escrevem com a "outra mão".
Na dita reportagem, falavam em nomes sonantes da nossa sociedade e diziam até que provavelmente os canhotos tinham facilidade de aprendizagem e eram pessoas inteligentes. Não ponho em causa, mas confesso que no início pensava que seria uma desvantagem para ela usar a mão contrária aos comuns dos mortais. Não pelo uso da mão em si, mas por o que isso implica em termos de dominância dos hemisférios cerebrais.
Na reportagem, duas meninas brincavam. Sorriam. Diziam adeus. Com a mão esquerda. Tão diferente. Tão igual.
No fim disto tudo, o que me deixa menos tranquila? É o que costumo responder quando alguém me pergunta porque fico tão inquieta por saber que ela é canhota:
o mundo está todo ao contrário para ela.

Etiquetas:

8 Comments:

At 6/9/10 23:00, Anonymous Anónimo said...

Nunca comentei o seu blog, apesar de já o ler há algum tempo, mas hoje não podia deixar de o fazer. Sou uma rapariga canhota e também nunca fui obrigada a escrever com a mão direita. Adaptei-me bastante bem a manipular os objectos, hoje estudo Medicina Dentária :) e mesmo na faculdade existem boxes mais espaçosas com braços rotativos destinados a canhotos. Noto apenas maior dificuldade em usar a tesoura.

Felicidades,
Inês P.

 
At 6/9/10 23:45, Anonymous Sandra said...

ola
nao resisto a comentar este post, quase que parece uma provocação aos canhotos :)))))
sou canhota e o meu marido tb, nunca tivemos problemas nenhuns na vida por causa disso (de facto tb nunca me entendi muito bem com as tesouras :)fique descansada com isso, por favor.
Sandra

 
At 8/9/10 09:36, Blogger Matilde e Dinis said...

Olá Patricia,

Não sei se ainda te lembras, mas eu sou canhota e no entanto isso nunca foi um impedimento para nenhuma tarefa. :)

Maior dificuldade, sim nas tesouras concordo, de resto fazemos tudo comos os "outros" e não vimos o mundo ao contrário...ou será que vimos ??? :))))

Beijinhos e não te preocupes

Susana C.

 
At 10/9/10 12:31, Anonymous Anónimo said...

O meu filho também usa mais a esquerda embora faça essa gracinha de trocar os lápis de mãos. Mas para comer e pintar por exemplo nota-se que a esquerda é a mão predominante. Isto não me faz grande confusão mas ao meu marido sim. De qualquer modo, a minha sobrinha, que é madrinha dele também é canhota. A tesoura era a dificuldade que tinha em criança até a minha irmã lhe ter comprado uma tesoura própria para canhotos que encomendou numa loja em Lisboa. Curiosamente assim que se gastou o dinheiro na referida tesoura ela passou a cortar com a direita. É, aliás, a única coisa que faz com a mão direita!
Eu acho que eles se adaptam e ultrapassam isso sem grande dificuldade porque hoje em dia há mais atenção para este assunto e há produtos pensados para os canhotos. É mais fácil agora. Vais ver que vai correr bem!
Beijinhos

 
At 15/9/10 00:35, Anonymous Anónimo said...

Olá,
Tb n posso deixar de comentar.
Sou canhota e sempre fui das melhores aluna das turmas por onde passei, qdo entrei na faculdade n tive q ir para o curso que as minhas notas davam, mas para o q escolhi. Não sou mais inteligente do que os outros, mas nunca senti ser menos do que os outros, pelo facto de ser canhota. Acho esse tipo de pesamentos absolutamente medievais....
sempre achei idiotas as pessoas que me faziam perguntas, sobre como era ser canhota. N me ofendo, qdo me perguntam e me dizem que até conhecem alguém que é um canhoto como eu. Já me habituei...
Em pequena a minha mãe, que foi professora, tentou contrariar, mas qdo constatou q era assim q eu fazia melhor, decidiu de acordo com a professora, que seria melhor eu seguir com a esquerda.
No entanto o meu marido, em pequeno , viveu em França supostamente um país mais desenvolvido , foi imensamente contrariado e queixa-se imenso de ter sido muito dificil a escola primária, de o professor dizer ao pai para o contrariar e de ter sido horrível.
Eu tb noto, logo quando vejo um canhoto escrever, até pq alguns tomam posições na escrita muit esquisitas.
Bjs
Inês

 
At 21/9/10 21:03, Anonymous Anónimo said...

Costumo ler o seu blog e decidi comentar..

Sou o que se chama "uma verdadeira canhota", faço tudo com a mão esquerda.
Corto (uma vez que tenho tesoura própria), escrevo de lado, digo adeus e chuto à bola com o pé esquerdo. Quanto às dificuldade que tive, foram as letras invertidas e alguns números, que com a idade fui melhorando.
Digo-lhe até que aprendi lingua gestual com a mão esquerda...e por isso sou diferente. E sim, continuam a fazer as tais perguntas parvas mas compreensiveis para qualquer esquerdino.
Tenha calma que tudo se resolve!!!

Bjs Vanessa

 
At 29/9/10 23:44, Blogger Susie said...

Sou canhota e nunca me lembro que alguém me ter feito perguntas sobre isso! Por vezes outros canhotos comentam: ah também és canhota?, nada mais.
Como sempre fui despachada rapidamente percebi que cortar com tesouras com a mão esquerda não dava jeito nenhum, de maneira que desde que uso tesouras, aos 5 anos, que comecei a usar as tesouras com a mão direita. O mesmo acontece com as facas: uso o garfo na mão esquerda e a faca na direita. E para descascar fruta por exemplo, uso a direita também. A jogar golfe e a fazer tiro ao alvo sou dextra. Adaptei-me lindamente a usar a direita sempre que era mais prático para mim.
Não sou nenhuma inteligência rara, mas de burra não tenho nada.
Sinceramente este texto parece-me surreal... francamente. E não é por ter ficado ofendida, atenção! É porque parece uma pensamento do século XIX e não de uma pessoa supostamente evoluída. E que, até me parece, que licenciada em medicina (estou errada?). Aconselho-a vivamente a ler umas coisas sobre o assunto antes de tecer este tipo de comentários.

 
At 2/11/10 20:54, Anonymous Anónimo said...

Eu escrevo com as duas mãos xD , mas sou muito mais canhoto , alguns me chamam de maluco por cortar papeis da maneira que eu corto ahsuas é realmente quase impossível uma pessoa cortar como eu hsaus, mas com a mão esquerda eu tenho perfeita habilidade com movimentos que exigem precisão e na escola sempre achei uma maravilha escrever com um mão e sublinhar coisas importantes com a outra ou escrever com as duas mãos ao mesmo tempo na minha opinião não é que canhoto seja mais esperto mas ele desempenha certas atividades de melhor maneira que os destros e vice-versa ainda sim amo ser canhoto e espero muito que meu filho tambem seja ! XD

 

Enviar um comentário

<< Home