quarta-feira, setembro 30, 2009

Aos 14 meses

É um furacão. Só sabe andar rápido e super rápido. Foge, a olhar para nós com um ar de "marota nº 1", quando a chamamos. Trepa a tudo. Manda-se. Tenta saltar. A palavra que mais ouço sobre ela é desenrascada. Na escola, na rua, em todo o lado. Admiram-se da idade e da genica que já tem. Desce as camas de costas e as escadas sentada. Chega a cansar. Era um bebé tão sossegado. É um bebé tão carregado (de pilhas recarregáveis).
Fala muito. Não é "espanhola" como a Mariana era. Diz cateta (cadeira), catêa (carteira), quiu (caiu), péu (chapéu), quéio (quero), nhanha (mana), Pêo (Pedro), quémeão (quero melão), cão, não, pão, mão, é mou (é meu), ana (anda), cué (colher), nã qué (não quero), pipiu (passarinho), pépé (pópó), biga (barriga), qué ába (quero água), titi (nariz), mamã, papá, pá, boio (cabelo), tenta (senta), (já), (sapato), tá tá (já está), qui é (quem é), tiéta (quieta), tatau (tau-tau), óó, mai (mais), cócó, bebé, ai ai, ai, abó (avó), bá (bola), bala (balão), tau (xau), atáta(batata), anhanha (banana), tê (três), dêz (dez), câu (cavalo), ati (aqui), ête (este), xai (sai) e outras que nem me lembro. Imita tudo. Ainda ontem eu a dizer "Era uma vez" e ela: "É ta tez". Outro dia ouvia a irmã a dizer que queria mais água e ela "Qué mai ába". Já chamou Helena à prima.Vai ser uma tagarela.
Imita alguns animais entoa canções tipo: "òò bebé" e atirei o pau ao gato. Dança muito. Adora os parabéns e bate muito as palmas. Levanta os braços tipo rancho (também para ajudar a despir).
Dorme bem e come muito, muito bem. Quer comer sozinha e quando a colher não lhe chega, come também com a mão. Parece que no infantário grita muito quando lhe tentam dar a comida à boca. É muito independente. Come de tudo mas adora melão. O peixe e a carne ainda é o que gosta menos. Adora massa e arroz. Come a sopa pela mão dela e quando acaba parece que houve um vendaval.
Brinca muito com bebés. Todos os dias leva um para a escola e assim que chega lá, vai logo logo dizer aos amigos que é dela. Dá-lhes comida, beijinhos, muda-lhes a fralda e embala-os a cantar "ÓÓ". Adora fingir que está a comer. Brinca com a irmã. Mas também já briga. Quer sempre o brinquedo que a irmã tem. O que vale é que a irmã é pacífica.
Grita muito se não lhe fazemos as vontades. Morde. Olha com um ar de má. Refila e diz "Nã, nã". Belisca-me (auauau) e mexe no umbigo dela. Ri-se com um ar de má quando faz maldades. Não faz muitas birras, mas quando as faz, o mundo vem abaixo. Mas também diz xau a toda a gente, manda beijinhos e dá miminhos.
Começa a querer escrever nas folhas mas ainda não agarra bem o lápis. É muito trapalhona.
Gosta muito de livros. Vai "falando" e apontando como se contasse histórias. Vê-se que tem uma mana mais velha. Adora "escrever" no computador e mexe muito bem o rato. É perita a rodar o écran ou a diminuir as letras.
Faz pequenos recados mas às vezes diz: "Não", e não faz mesmo.
Vai ser fresca, vai. Agora toda a gente diz que é muito giro ela ser assim. Vamos ver o que dizem daqui a um ano. Ai.
(Amo-te muito bebé furacão).

Etiquetas:

1 Comments:

At 2/10/09 20:27, Blogger Mamã babada said...

quando eles começam a crescer é assim mesmo lembro quando a minha ana luiza estava assim era lindo,saudades desse tempo!

 

Enviar um comentário

<< Home