quarta-feira, setembro 23, 2009

"As pazes"

Fiz as pazes com a escola. Quer dizer, não foi bem com a escola, porque não era a escola que estava em causa. Às vezes faz bem chorar baba e ranho e escrever o que nos vai na alma. Fez bem o desabafo. Fez-me bem o que vi ontem, na reunião de início do ano escolar da Mariana. Depois duma seca acerca do plano de contingência Gripe A (Já não posso ouvir mais falar de Gripe A. E as bronquiolites? Ninguém fala delas e elas é que me têm atormentado desde que sou mãe. Não era suposto esses "malditos" planos de contigência serem aplicados anteriormente por causa doutras doenças? Mas enfim, já tenho assunto para outro dia.), lá começou a "outra" parte. Começou como sempre, com a directora a falar sobre o projecto educativo, que este ano é "Arte na escola". Falou dos conhecimentos que é suposto as crianças apreenderem, dos projectos escolares e extra-escolares, do envolvimento da família na escola, etc. Referiu um método que vão implementar de auto-avaliação para lhes promover a auto-estima e blá blá blá. Falou nas actividades de Inglês, Expressão físico-motora e Música. Apresentou as actividades extra-curriculares que são desenvolvidas dentro das instalações escolares: Ballet, karaté, kidspiano e Berço das artes, e as fora das instalações: Piscina.
Depois a educadora falou deles, de como tinham crescido nas férias e mostrou a foto de cada um, para os apresentar à mãe dum menino que entrou de novo. Para cada um havia uma pequena frase/palavra que os descrevia. "A nossa Marianinha que está sempre a sorrir". Cresci quando ouvi aquelas palavras. Finalmente. A minha filha sorri na escola como em casa. E não é conversa da educadora, porque em todas as fotos que ela aparecia (de actividades que fizeram) estava a sorrir. Aquele sorriso rasgado, sentido, lindo e meigo. Adoro aquele sorriso. Diz tanto dela. E ela ali estava nas fotos sempre tão sorridente.
Enquanto decorria a reunião tivémos as capas de avaliação em nosso poder e pude ler, acerca da do 3º período do ano passado que a Mariana estava muito diferente a nível de timidez e que "tem grande facilidade em adquirir os conhecimentos".
Depois da reunião falei com a educadora que me disse que ela estava mesmo muito diferente. Que sorria a toda a hora, que quer participar (até já levanta o dedo), e até corrige os outros ( tem este péssimo defeito de querer que seja tudo perfeitinho). Disse-me que lá, escrevia com as duas mãos e talvez por isso, por vezes escreva o nome em espelho. Que escreve tão bem com uma mão, como com a outra (uau, reparou). Que faz quase tudo tão bem com uma mão como com a outra (usa a que lhe der mais jeito. Do lado esquerdo escreve ou pinta com a mão esquerda e do lado direito com a direita. Sairá a quem? Shame on me....). Que até já se tinha lembrado se a mãe em casa ("euzinha") não a obrigaria a escrever com a mão direita (oh God, às vezes diz cada uma... Mas pronto, eu fiz as "pazes", não vou ligar a esta parvoíce. Eu ia obrigar a criança a escrever com outra mão. Enfim.).
Vim de lá contente. Porque como já disse, quero que ela esteja feliz. E parece que tem estado muito bem lá na escola. E claro que também fico feliz com os elogios acerca das capacidades dela. Especialmente porque sei que isso lhe tornará tudo mais fácil. Se continuar com essa facilidade em adquirir conhecimentos. Mas venho contente especialmente, porque vi o auto-retrato que ela fez e está giríssimo. Normal. Com cabelos, dentes, e tudo. Ao jeito dela. E estava a sorrir, tal como ela. Gostei tanto.
Gostei dos pormenores, das pequenas coisas em que pensam. Do que lhes ensinam. E assim sendo, a opção de as ter lá, continua por enquanto a ser muito válida.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 24/9/09 09:48, Blogger Pat said...

Linda Mariana bem vinda aos ambidestros :)

bjinho

Pat

 

Enviar um comentário

<< Home