sábado, maio 31, 2008

Há coisas que nunca disse aqui...

ou porque tinha vergonha ou porque achava que nunca ninguém ia acreditar ( a não ser quem viu). Hoje acho que já me sinto em condições de falar nisso sem me sentir (muito) ansiosa.
Assim sendo, aqui vai:
A Mariana nos primeiros dias, era um bebé muito dorminhoco. Adormecia por tudo e por nada. A médica disse-me que quando ela completasse o resto do tempo que deveria ter estado na barriga que mudava. E assim foi. Mas até lá era muito preguiçosa. Adormecia a mamar. Mamava um minuto, adormecia dez. E se eu tentava tirar-lhe a mama, berrava. Também não queria chupeta. Eu tentava todas as técnicas para a acordar: despi-la, mexer-lhe nas orelhas, etc. Não conseguia. Toda a gente tinha uma teoria ou conselho. Mas na práctica... e sei que foram muitos os que acharam que nunca iria conseguir amamentar em condições.
Eu apontava num caderninho as horas a que lhe dava mama e durante quanto tempo. Tal era o descontrolo.
Há um tempo dei-me ao trabalho de somar as horas que ela passava com a mama na boca. Chegaram a ser 10 horas (em 24 que o dia tinha). Daí o meu desespero, os meus choros, as minhas gretas. E eu, quando dizia alguém que ela estava mais de uma hora de cada vez, agarrada a uma mama, criticavam-me. A médica era uma dessas pessoas. Deixei de contar. Fingia que ela estava o tempo normal. Não me queixava. Mas chorava muito. E pensava porque é que isso só me acontecia a mim. O Pedro assistia e acho que também desesperava. Foi uma fase muito complicada. Juntamente com a adaptação à nova condição de mãe, pôs-me de rastos. Poucas semanas depois, tudo passou. Mas acredito que o desgaste dessa fase só se fez sentir muito mais tarde.
E é por isso que tenho medo. De passar por isso tudo, outra vez.

Etiquetas:

3 Comments:

At 1/6/08 04:49, Blogger Beth said...

Idem, Patricia. E a Beatriz nasceu com 38 para 39 semanas. Eu sofri, chorei... ela mamava um pouquinho e dormia e não havia cosquinha no pé que a acordasse, chupeta, só pegou com 2 ou 3 meses. E eu chorei mto sozinha, escondida, com vergonha (e com medo dela ter que voltar para o hospital, me sentia a pior das mães...). Até hj tenho o caderninho em que anotava o tempo das mamadas, e até hj me sinto mal se tenho que comprar uma lata de leite em pó para ela. Aqui em casa tem uma lata fechada desde a última vez que achei que meu leite fosse secar. Me sinto feliz por não ter precisado abri-la ainda.

Mas acredito que tudo vai ser diferente qdo tiver um outro bebê, porque a gente aprende, ganha experiência, sei que se por acaso ele(a) dormir no peito, posso revezar com uma mamadeira com o meu leite, a Beatriz tomou suplemento revezando com o peito até os 3 meses não largou o peito por "confundir" os bicos ou "preferir" o mais fácil, acredito que isso é uma forma de subestimar nossos bebês.

Vai dar tudo certo, não tenha medo e nem deixe os fantasmas do passado te "assustarem".

Bjos solidaríssimos

 
At 1/6/08 22:20, Anonymous Anónimo said...

Os bebés são todos diferentes. Os meus, por exemplo. Não sofras por antecipação. Essa ansiedade acaba por ser transmitida para a tua filhota. Tenta relaxar!

Beijinhos.

Mamã Sílvia

 
At 1/6/08 22:20, Anonymous Anónimo said...

Os bebés são todos diferentes. Os meus, por exemplo. Não sofras por antecipação. Essa ansiedade acaba por ser transmitida para a tua filhota. Tenta relaxar!

Beijinhos.

Mamã Sílvia

 

Enviar um comentário

<< Home