quinta-feira, maio 10, 2007

Ainda das férias (com mais pormenores, que me pediram)

Sofia, será que consigo respender às tuas questões?
Lénia, há muita gente que vai lá e destesta mas nós gostámos muito. Passo a explicar...
Parece que para quem vai a Cabo Verde não há meio termo. Ou se adora ou se detesta. Eu estava consciente disso quando marcámos a viagem. Sinceramente, o que pesou mais na nossa decisão foi irmos para um país com calor mas que não fosse muito longe. A Mariana ainda está numa fase que não compreende algumas coisas e 8 ou 9 horas de viagem como fizemos o ano passado com ela, podiam este ano tornar-se complicadas. Por outro lado queríamos um hotel bom e com tudo incluído para aproveitarmos ao máximo o descanso.
Com poucas horas de viagem, tínhamos poucas opções e algumas até já conhecíamos.
Sabíamos à partida que era um local muito àrido e sem nada para fazer. Sabíamos que tinha vento e que era melhor levar um casaco para a noite (e estes são pontos importantes a saber para quem vai para lá, Sofia).
O hotel era muito bom. Nunca tinha ficado em hoteis da cadeia "Riu" mas gostei. São dois hotéis relativamente novos (o "nosso" foi inaugurado em Novembro de 2006). Podemos usufruir das infrastruturas dos dois. O pequeno almoço era muito bom (para mim, só aqueles crepes com chocolate... eu prováva-os quase todos para me certificar da qualidade deles...eheheh). Optámos sempre pelo restaurante principal onde é servido o maior pequeno almoço até às 10.3o porque a partir dessa hora, é servido no restaurante ao pé da piscina mas tem menos comida (não há crepes...).
Depois do pequeno almoço, normalmente íamos à piscina ou à praia. Em qualquer um dos lados, há sítio para estar com as crianças à sombra (na praia há umas barracas grandes, para além dos "chapéus-coqueiros" e na piscina há tipo umas casinhas também. Depois coloco mais fotos para veres melhor, Sofia).
À hora de almoço, podemos escolher qual do restaurantes queremos ir, ou ao pé das piscinas ou ao grande do outro hotel. O maior tem mais variedade mas também se almoça bem no outro. Aos lanches não há tanta variedade mas há sempre pão, fruta, leite, etc.Eu levei aqueles boiões de fruta...
A partir das 4 /5 horas o vento expulsa-nos da praia ou da piscina porque começa a estar frio (por causa do vento) mas também não nos podemos esquecer que nos outros destinos que costumamos escolher, pouco mais que essa hora e é de noite. Ali anoitece por volta das 7.30.
À noite está vento, embora há medida que o tempo passou, foi-se notando o tempo a melhorar. Ainda é inverno lá. (Quando fores, Sofia, já será verão e embora haja vento, parece que já é sempre quente...)
Da comida, por causa das crianças... Há iogurte, leite, cereais, fruta, pão, etc, ao pequeno almoço.
Ao almoço há sempre sopa, e a restante comida é muito parecida com a nossa e não é muito condimentada. De qualquer forma podemos sempre pedir para fazerem à parte para as crianças (um dia, havia uma carne com um molho qualquer, para além das outras comidas, e como a Mariana queria carne, pedi para grelharem daquela sem molho e eles foram supersimpáticos, e fizeram). De resto, há sempre muita variedade nos buffets. Nos restaurantes temáticos que é preciso marcar com antecedência, é que a oferta é menos variada. Nós adorámos o cabo verdiano (mas a comida é mais condimentada), gostámos dos grelhados, do asiático (eu, mais ou menos) mas não gostámos do rodízio. Mas há sempre solução, porque eu por ex, saia do temático e ia ao buffet (eu sou pessoa de muito alimento...). E para as crianças, é onde há mais variedade. Eu levei papa para a Mariana, para uma eventualidade(que não cheguei a fazer
Das bebidas, havia sempre àgua. Há àgua no quarto e nos bares (claro que há outras bebidas mas neste caso o que nos preocupa são as crianças, certo?). Eu só gosto de ice tea (não gosto de coca cola nem bebidas com gás ou álcool e só nos últimos dias descobri que havia ice tea no lobby bar). Os chás e os cafés, é melhor escolheres bem o bar, porque nalguns a àgua sabe mal e consequentemente a bebida não é a melhor (eu não gosto de café...).
A praia é muito animada, com músicas, danças e jogos. Na piscina também há animação mas é diferente. A Mariana adorou dançar e ver as danças. Há animação para crianças a partir dos 4 anos mas à hora de jantar antes do espectáculo de animação principal, há sempre um espectáculo onde todas as crianças podem ir e dançar (acompanhadas dos pais, claro).
Dos passeios, nós optámos por ir com um taxista que nos mostrou a ilha toda. As excursões são em pick-up a levar com pó e alugar um carro não aconselho porque as estradas a certa altura acabam e nós andamos tipo no deserto. O próprio hotel trata de arranjar taxistas desses. Não tivemos nenhum problema. O rapaz que nos levou era muito simpático e explicou tudo. A ilha tem uma beleza desértica. Gostei muito. Não percam as "minas" de sal, Buracona e Espargos ( e mais não digo, para não perder a graça...). Claro que é importante ir mentalizado para viver aquele espírito africano.
Em relação a Santa Maria, a terrinha mais próxima, é giro "viver" aquela calma deles. Entrar no estilo de vida deles. Apreciar as brincadeiras, os hábitos e costumes tão diferentes dos nossos. É muito pobre. Não há nada para comprar e o que há é caro. Os senegaleses tentam levar-nos paras as lojas deles. Os cabo-verdianos não. São simpáticos.
A praia lá é boa mas tem algumas ondas. A Mariana teve medo do mar e só foi à piscina (que ela chamava de mar...). A água não é tão quente como nas caraíbas ou no Brasil ( a água para mim, só está boa quando é igual à da banheira. Eheheh).
Há um bar com musica ao vivo e uma discoteca para quem gosta da noite. Fora do hotel parece que há mais. A mana Rita será a mais indicada para se pronunciar em relação a esta matéria (eheheh).
Lá no hotel estavam a comentar que não havia material para curativos de pequenos ferimentos. Se calhar convem levar (embora haja uma farmácia lá em Santa Maria que tem tudo).
Penso que não há assim mais nada de especial a ter em conta (a não ser que não há banheira nos quartos, mas há um poliban grande que dá para "encher" com àgua e sentar os pequenitos. MAis alguma dúvida é só pedir que eu tento esclarecer.

Etiquetas:

3 Comments:

At 10/5/07 15:07, Blogger Maria said...

Olá! Antes de mais acho que nunca comentei, mas costumo cá vir com alguma frequência e gosto muito!

Em relação à vossa viagem eu também já tive na ilha do sal, não no vosso hotel, e adorei! Descreveste a ilha muito bem, com tudo o que tem de bom e menos bom!!
O que eu mais gostei foi da cultura deles, aquela paz de espírito....não têm riqueza monetária nenhuma mas são felizes e estão bem com a vida! Para nós todos devia ser uma lição!

Em relação à noite tem umas discotecas engraçadas e eles adoram convidar para dançar e ensinar! Dançar a "coladeira" com alguém desconhecido foi algo que não me agradou muito, passado 2 minutos fugi.....;)LOL

Já estive em sítios bem mais bonitos(modéstia à parte, eu vivo num, LOL), mas no entanto é uma viagem que voltava a repetir e que me deixou saudades!

 
At 11/5/07 10:26, Anonymous Anónimo said...

Olá bom dia

Patricia obrigada pelo post. Fiquei toda contente quando vi que me tinhas respondido. Foste de uma ajuda preciosa. Eu também escolhi cabo verde pelas mesmas razões: sol, praia e poucas horas de avião. Também tinha pensado em levar uns bõiões de fruta e uma papa para alguma eventualidade. Acho que vamos gostar. Eu tb nunca fiquei em hoteis RIU, mas sempre ouvi falar muito bem, mas acho que devem ser parecidos com os outros de tudo incluido, de que nós somos fãs.
Obrigada pela ajuda.
Aqui fica o meu mail para alguma coisa: sofia.coelho@oniduo.pt
Obrigada pela ajuda e um beijinho
Sofia

 
At 14/5/07 18:14, Blogger lénia rufino said...

olá, patrícia!

eu estive em cabo verde em 2004. estive na ilha do sal e na de santiago. a cidade da praia é muito pior do que a ilha do sal inteira. eu fui em maio e não apanhei um único dia de tempo bom para ir para a praia... também verdade seja dita: fui em trabalho... mas tinha a possibilidade de gerir o meu horário lá, de forma a aproveitar a praia... tive azar e nem um diazinho apanhei!! ao todo, fiz 4 horas de praia/piscina (em 7 dias) e foi a aguentar a ventania!

adorei as salinas e também andei a fazer o "raid" da ilha. achei idiota aquela estradona enorme, para o deserto que aquilo é... mas enfim!

não aproveitei nada da noite e disso tenho pena...

ainda bem que gostaram! a vantagem daquilo é mesmo o facto de ser perto e, supostamente, ter calor todo o ano.

beijinhos!

 

Enviar um comentário

<< Home