quinta-feira, junho 29, 2006

Ainda a amamentação

Claro que não é a amamentação que faz com que ande assim cansada, embora por vezes seja um factor a agravar o cansaço. Principalmente quando chego supercansada e ela se agarra a mim tipo lapa e nem quer jantar nem nada, só para mamar, mamar como se não houvesse amanhã. Ou nas noites em que estou mais nervosa e ela parece que pressente e pede para mamar mais vezes. Tirando essas noites atípicas tem mamado por volta das 5 ou 6 horas e depois só novamente ao "pequeno almoço". A questão é que precisava de dormir uma noite inteira, até mais tarde, renovar energia. Ou sair sem estar preocupada com o facto dela estar dependente de mim. Mas se calhar tenho é que pensar em diminuir o cansaço, reduzindo outras coisas.
Não consigo imaginar parar a amamentação e realmente ainda não me sinto preparada. Já estive a pensar melhor e vou continuar (se puder e ela quiser) até aos 18 meses. Depois lá logo vejo como é que faço.
A verdade é que para além de alimento, ela acalma-se sempre quando mama (por mais birrenta ou nervosa que esteja) e veja que tal como eu adora esses nossos momentos.

(No outro dia uma senhora que tem 2 netos, um com 7 meses e uma com 11 meses disse que tinha estado a falar com uma psicóloga e que ela lhe tinha dito que a partir dos 6 meses é prejudicial amamentar. Isto tudo porque os netos foram amamentados até aos 4 meses porque o leite das mães terminou. A tal senhora já há uns meses que me anda a dizer para eu deixar de a amamentar e como eu não segui os conselhos dela, mandou esta. Eu passei-me e disse-lhe que achava estranho porque não tinha estudado isso em lado nenhum. Para além disso não era suposto a minha filha passar fome e como não bebe outro leite com certeza que era mais prejudicial não mamar nada do que eu a amamentar. Ficou a olhar para mim e disse apenas: "Pois...". Estou farta dos suas opiniões, sem as pedir. Naquele dia rebentei. Ela é mesmo assim, só o que os filhos fazem é que está bem. Quase aposto que se um dia a filha amamentar até mais tarde, ela vai ler nalgum sitio que se deve amamentar até à data que a filha o fizer. Não há paciência. Caladinha, caladinha, mas também tenho limites.)

8 Comments:

At 29/6/06 15:50, Blogger carla said...

Eu sei bem o que isso é, tb já rebentei, continuo a ouvirm uma menina de 2 anos, sem fralda e a mamar, mas dou mama sim...e pronto agora eu respondo deixo de dar quando ela o entender!

 
At 29/6/06 17:10, Blogger sonho de bebé said...

Eu continuava a dar de mamar, se sentes que é isso que queres e é tb a vontade da tua filha, vai em frente e dane-se as opiniões dos outros! Não é por nada que OMS aconselha a amamentação até aos 2 anos.
Bjs

 
At 29/6/06 19:07, Blogger Tia Moky said...

Até à data sempre que digo que a Natacha ainda mama as respostas que recebo é "faz bem", "logo vi, nota-se nela que mama" ou "o leite da mamã é o melhor"!!
Ninguém me disse que faço mal ou que já devia ter parado...se calhar são aquelas bocas que se calam quando digo que amamento...mas eu não me importo com o que os outros dizem!! Só sinto que já está a falhar, desde o momento que a Natacha passou a dormir a noite inteira sem mamar...vou esperar mais uns dias e ver...

Desculpa o longo comentário...deves estar a pensar: "vai escrever assim...para o teu blog"!!eheheheh

Beijos

Moky

 
At 29/6/06 19:09, Blogger Tia Moky said...

ah, e a bicha já me desligou o computador 2 vezes...está proibida de andar pelas imediações da torre!! Que raiva!!

 
At 29/6/06 19:58, Anonymous Anónimo said...

Bemmm essa "mulher" é mesmo parvinha...
... não merece quais tipo de comentários...

Quando te vê é dificil ela largar a maminha, essa redução vai ter que partir dela, pois está tanto tempo sem te ver que é o vosso miminho.
A mamada da manhã é tão cedo que ou te levantas a essa hora e lhe dás um iogolino por exemplo, ou a levas para a tua cama e se deixa dormir mais um pouco (sabe bem e é uma desculpa para nos deixarmos dormir mais um pouco).

Essa dependência ela irá sentir mesmo sem a maminha, porque há coisas que só nós as mães conseguimos transmitir aos nossos filhotes.


Jinhos muito grandes!!

 
At 30/6/06 00:03, Blogger Sara CS said...

Patrícia, percebo o cansaço. Mas há tantas outras compensações..., não é?
Eu não defini nenhuma altura para deixar de amamentar a Joana. Para já penso que é até ela querer, mas se por algum motivo eu achasse melhor para mim deixar, então avançava com o desmame. Nestas coisas não há certo e errado.
Ah, e sei como são as pessoas e as suas saídas infelizes. Se bem que essa senhora merece que a mandes ler as indicações da OMS em relação à amamentação, lol.
Beijinhos.

 
At 3/7/06 10:33, Blogger Diana Bento said...

Ela gosta, tu também, então porque terminar uma coisa tão boa?

Beijocas.

 
At 30/7/06 21:20, Anonymous Anónimo said...

Pois, a amamentação. Como na minha família ninguém foi amamentado porque as mamãs não tinham leite, sempre pensei que o mesmo me aconteceria o mesmo. Mas não, mês após mês o leitinho tem chegado. Agora amamento apenas durante a noite, de manhã e antes dela dormir. Coloquei a mim própria uma meta. O nascimento dos dentes e agora que eles estão quase aí acho que vou continuar. Não sei, logo se vê...beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home