sexta-feira, janeiro 05, 2007

Mariana doente

Começou com tosse na terça feira. Na quarta à noite adormeceu antes de eu chegar a casa, mas estava muito agitada com febre e a tosse a aumentar. Passou a noite a choramingar mas o Ben-u-ron acalmou a febre. Ontem acordou muito chorona, muitoi queixosa. Deixei-a no infantário mas depois da hora de almoço liguei para lá. Não tinha comido quase nada e estava muito apática, a choramingar e a dormir o tempo todo. Decidi ir buscá-la e liguei para a pediatra. Antecipou a consulta dos 18 meses que era para ser dia 18 e disse-me para passar lá à noite. O Pedro quando chegou foi buscá-la a csa da minha mãe e ela estava a dormir. Passou o dia todo a dormir. E o que me estava a preocupar mais não era a febre e a tosse (embora esta fosse horrível) mas a dificuldade em respirar e a apatia e prostração. Não falava, não se ria, mal se mexia. Tossia muito e respirava muito mal. Fomos À consulta. Dos 18 meses está tudo bem. Continua no mesmo percentil: 10. 170 kgs distribuídos por 79,5 cms e 46,5 de perímetro cefálico. Depois da observação normal esteve a auscultá-la com mais cuidado. Disse-nos que tomasse Onsudil mas que provavelmente teria de ir ao hospital se ela piorasse. Que tinha otite bilateral e que a auscultação não sendo típica de bronquiolite, não podia descartar essa possibilidade. Que era um vírus.
Jantámos em casa da minha mãe e como continuava apática e prostada, fomos ao hospital. Entrou imedietamente. Tinha 38, 7º C ( a temperatura mais alta até então), que o Ben-u-ron resolveu. Uma médica supersimpática auscultou-a e disse que era um vírus (otite bilateral, amigdalite, auscultação com ruidos, muita tosse). Decidiu fazer máscaras de salbutamol e um Rx ao tórax. Ao fim da primeira máscara (onde gritou que parecia tontinha) parecia outra. Levantou a cabeça, começou a olhar para tudo e a falar. A médica superatenciosa veio auscultá-la depois do Rx e disse que estava francamente melhor. Nas 2 outras máscaras já não chorou. Mediu o O2 e disse que ela não vinha completamente bem mas que se fosse necessário voltar. Acrescentou a medicação. Disse ainda que ela era muito gira (baba) e que falava muito. E ela lá cntinuava tagarela e atente a olhar para tudo. Parecia outra, sem os olhos mortinhos e apática como estava antes.
Dormiu bem, sem febre, embora ainda tenha a respiração alterada. Mas está activa. Repetiu-se o medo de há um ano atrás quando esteve realmente doente como agora. Espero que o pior já tenha passado. 2007 promete.

8 Comments:

At 5/1/07 14:11, Blogger Ana said...

As melhoras para a Mariana "tagarela". Como eles dizem, isso é uma virose e logo está a passar.
Beijocas

 
At 5/1/07 14:13, Anonymous Anónimo said...

Acho que a prostração é o que mais nos preocupa quando estão doentes , porque eles ate podem estar doentinhos, mas se estiverem activos não ficamos tão preocupadas. Ainda bem que a Mariana já esta melhorzinha. Um beijinho para as duas, e continuação de melhoras.

 
At 5/1/07 14:45, Blogger CLS said...

Tadinha da Marianita, andam todas para o mesmo! Espero q isso passe rápido e ela volte a arrebitar depressa.
Beijinhos

 
At 5/1/07 16:50, Blogger Mamã Coquinhas said...

As melhoras para ela.
Bom fim de semana

 
At 6/1/07 14:31, Anonymous Anónimo said...

a minha marianita esta semana também teve assim.

as melhoras

jocas
vera

 
At 6/1/07 20:35, Blogger Tia Moky said...

ohhhhhhhhh

As melhoras!

Que aperto no coração, tadinha! E coitados de vocês a viverem isso, pôxa!

Fiquem bem!

Beijos (cheios de vitaminas!!)

Moky

 
At 7/1/07 15:47, Blogger Natércia Charruadas said...

Rápidas melhoras para a Marianinha.
Jinhos

 
At 7/1/07 22:38, Blogger Patríciangélico said...

Obrigada, meninas.

 

Enviar um comentário

<< Home