quarta-feira, dezembro 27, 2006

Os nossos Natais

Invariavelmente desde que me lembro que o nosso Natal é passado com quase toda a família. Os maridos das minhas tias ou não tem mais família ou têm uma família pequena que também passa connosco. Apenas no ano que o meu pai faleceu não foi em nossa casa mas em casa da minha madrinha, irmã dele. Costumam passar connosco também uns amigos que nos adoptaram como família e a quem recebemos todos os anos de braços abertos. O Natal já nem seria igual sem eles.
No dia 24 a cozinha enche-se de doces, o forno a lenha é aceso, a árvore fica repleta de presentes e a partir da tarde lá vão chegando as ajudas para preparar o sempre presente bacalhau (e caras de bacalhau para quem gosta, pois claro) e as couves. O Forno assa o cabrito (o perú foi substituido já há alguns anos) que é deliciosamente acompanhado por grelos e arroz de miúdos. Se esta ementa é já tradição, nos doces nunca faltam as filhós, as broas, o bolo rei e outros doces menos natalícios.
Somos sempre entre 25 e 30 pessoas (alguns primos já casaram e vão ano sim, ano não). Jantamos na "cozinha das festas" e subimos depois para a sala quantinha, acolhedora e com "cheiro a Natal". Onde não faltam as músicas dedicada à época, as brincadeiras das crianças (e dos adultos, a do Manel é famosa) e o nosso famoso espectáculo de canções. As mulheres e crianças cantam, os homens assistem (e comentam...).
À meia noite chega o Pai Natal, bate à porta(muito moderno),brinca um pouco com as crianças, deixa o primeiro presente e sai despedindo-se com o famoso "Oh Oh, Oh". Começa então a correria aos presentes (até os adultos recebem uma lembrança) e durante cerca de uma hora, olhamos, comentamos e brincamos com as novas aquisições. Conversamos mais um pouco e depois vão saindo aos poucos até ficarmos a sós. Onde trocamos nós (a minha mãe, irmãs, sobrinha, a Mariana. o Pedro e eu) os nossos presentes e rimos com as histórias de cada um (sim, porque cada presente tem uma história). Cansados, despedimo-nos e vamos dormir (dormimos também em casa da minha mãe nessa noite). Durante a noite cada um deixa o seu sapato e aparece lá de manhã um presente "deixado pelo Pai Natal". Este ano preparamos um lanche para as renas e para o Pai Natal que a Helena de manhã confirmou que tinha sido comido. Ficou delirante.
No dia 25 vamos sempre a casa da minha madrinha (embora tenha memória de quando era criança ir jantar a casa da minha tia, uma das 3 irmãs da minha mãe). Almoçamos e jantamos lá. Somos 15. Conversamos sobre a noite anterior, comemos deliciosas iguarias preparadas pela minha madrinha e passamos ali o dia e noite.
É muito bom o nosso Natal. Adoro o facto de estarmos juntos, a música, a comida, os doces e o "cheiro a Natal".

5 Comments:

At 27/12/06 13:29, Blogger Lúcia said...

Parece um Natal mto bonito. Tb gosto mto dos nossos Natais

 
At 27/12/06 16:36, Blogger Xana said...

;O)

Beijos

 
At 27/12/06 17:17, Blogger PSoMac said...

Espero que o vosso Natal tenha sido repleto de muita saúde, paz e alegria.
Continuação de Boas festas!!

beijinhos nossos :)))

 
At 27/12/06 17:40, Blogger rutinha said...

Natal em grande o vosso!no meu, este ano éramos 11, mto mais do que os habituais 6 :), pois a familia além de pequena,está espalhada...que bom deve ser um Natal com tanta gente!

 
At 28/12/06 11:40, Anonymous Anónimo said...

que bom!!!!!!
e cheira muito bem a Natal!

em família, sempre.

Jinhos

 

Enviar um comentário

<< Home