sexta-feira, maio 26, 2006

Amamentação

Já ouvi de tudo. Que ainda bem que ainda mama. Que já devia ter acabado com isso há muito tempo. Que não deixe que ela mame depois do ano. Que lhe dê mama enquanto tiver.
Eu tinha decidido começar o desmame quando ela fizesse um ano mas já tentámos novamente dar-lhe outro leite e não está a ser pacífico. Muitos dias "passa" só com a mama porque não quer comer mais nada. Para mim é complicado porque estou muitas horas sem ela. É complicado porque de noite tenho que lhe dar e não durmo em condições. Porque ainda tenho as hormonas da amamentação aos saltos enquanto já devia ser uma "pessoa normal".
Por outro lado, é um momento só nosso que nos compensa estarmos tantas horas separadas. Ela adora estar ali a mamar e a olhar-me nos olhos e com a sua mãozita pequena a beliscar-me. Eu adoro olhá-la, acariciá-la, enquanto lhe segredo palavras de amor e a embalo.
Lembro-me que tinha sempre muito medo de perder o leite de um dia para o outro e de pensar: "Pelo menos já amamentei 15 dias, 1 mês, 2 meses, 6 meses, ...". Hoje sei que mesmo que o meu leite acabe de repente já não vou lamentar-me. Claro que terei saudades deste nosso momento mas alguma vez tem que acabar e eu penso que já foi muito bom poder amamentar 10 meses.
Não sei como é que hei-de fazer a transição da mama para o biberão (com outro leite). (Aceitam-se sugestões.)
Às pessoas que me criticam por ainda amamentar, costumo responder : "Não há-de mamar até aos 18 anos." E de seguida ponho-me a pensar: "Será que não?"(É que a miúda é mesmo viciada).

4 Comments:

At 26/5/06 11:57, Anonymous Anónimo said...

ah ah ah

Até aos 18 anos, havia de ser giro...

Há-de perder o encanto pela mama, vais ver, todos perdem (risos)!!

Para já não, mas quando ela assim o entender!!


Jinhos e bons e muitos momentos dessa intimidade maravilhosa que a amamentação oferece.

(o meu Afonso, infelizmente, perdeu o interesse de um dia para o outro, ainda não tinha os 11 meses feitos... custou mais aqui a esta mãezinha do que o piolhito...)

 
At 26/5/06 14:14, Blogger carla said...

Eu não tenho explicação, nem teorias, a minha com 26 meses quase fietos, continua a mamar, não pega num biberão!!

Beijos

 
At 28/5/06 12:24, Anonymous Anónimo said...

Tenho exactamente o mesmo problema, e o pior é que, quanto mais velha está, mais espertalhona (tem quase dez meses... em tempos aceitava o biberon (embora com o meu leite, agora faz birra até ter a mama na boca... eu não durmo uma noite aceitável há mais de dez meses, ando um trapo, e não sei como é que isto se resolve... se calhar o melhor é mesmo ir dando a maminha e esperar que ela perca naturalmente o interesse... se é que isso alguma vez vai aoctecer!...)

 
At 7/6/06 00:01, Blogger Sara CS said...

A minha Joana também é "mamona"!
E o que eu gosto de ainda amamentar... .
Por mim vou continuar. O nosso leite é sempre melhor que outro qualquer. se temos n faz sentido n dar, a n ser que a pessoa se sinta incomodada com isso.
As pessoas também me dizem barbaridades..., respondo ao contrário de ti. Digo-lhes, com muita ironia, que quero que ela mame até pelo menos aos 18 anos! ahahah
Muitos beijinhos.

 

Enviar um comentário

<< Home