segunda-feira, outubro 24, 2005

Mães coragem

Este post podia falar de mães de gémeos, ou de tri-gémeos ou mães de filhos diferentes ou até de mães adolescentes, de mães mais velhas ou de mães de famílias numerosas. Mas não, (não que não as admire a todas), mas hoje falarei de mães com filhos muito próximos. Admiro a coragem de mães que tem um filho com poucos meses e que se "aventuram" noutra experiência da maternidade. E não interessa se planeada ou não. Se quando é planeado é preciso coragem, quando não é, ainda é preciso mais. Imagino qual não é o susto de perceber que se está grávida novamente quando o corpo ainda não retomou às formas normais (e retoma alguma vez depois duma gravidez?), quando ainda temos um bebé que precisa de todas as atenções nos braços. Amamentar e estar grávida deve ser um choque de hormonas... Para além disso, a questão de onde e com quem deixar 2 crianças tão pequenas, como gerir a atenção para 2 crianças tão bebés. E na gravidez, como dar colinho a uma criança se já é tão difícil segurarmo-nos só a nós. Tanta coisa que não deve ser nada fácil gerir.
Eu gostava de ter 4 ou 5 filhos, mas devido a vários factores, decidimos ter 3 (se for possível, claro) mas com um intervalo de 2 anos. E tenho inveja (no bom sentido, claro) dessas mães coragem. Porque no fundo também eu gostaria de ter estrutura familiar, de trabalho, entre outras coisas, para ter um rancho de filhotes todos juntinhos. E admiro muito essas mães que conseguem gerir todas estas situações. Que conseguem trabalhar, criar um bebé e esperar por outro, chegarem a casa ainda com energia, escolherem a roupinha para o bebé enquanto preparam as coisinhas para o que há nascer. Que tem tempo para elas e para os maridos, para passear e brincar com os filhotes.
Consigo imaginar tantas situações que me fazem admirá-las. E é por isso que hoje lhes dedico este post. Muita força para todas porque para mim são um exemplo. Um exemplo de coragem.

4 Comments:

At 26/10/05 01:12, Blogger e said...

Olá
Achei que devia comentar este post pois eu sou uma dessas "mães coragem". Primeiro de tudo devo dizer que não gosto muito desse termo, porque eu não precisei de coragem para engravidar, nem para os criar. Eu precisei de fé.
Sou mãe de um menino com 30 meses, uma menina com 12meses, e provavelmente daqui a uma média de 2 semanas vou ter uma 3ª filha. Digo-te também que este último nem foi planeado, e entrei um bocadinho em pânico quando soube.
É verdade realmente, que temos que ter muita força, para cuidar deles, afinal são todos bebés ainda! Eu em breve ficarei com 3 bebés em casa, mas penso que tudo se vai buscar cá dentro ao coração onde está o amor por eles.
Acho que se tens vontade de ter mais filhos, e, se tens condições, não hesites... acredita, essa tal coragem que falas vai surgir logo no momento em que o vires pela primeira vez (e, estou a falar da 1ªecografia).
Espero que alcances todos os teus sonhos e tenhas (possas ter) todos os filhos que desejares.
Beijinhos

PS- a Mariana é linda! :)

 
At 26/10/05 16:36, Blogger Clara said...

Só te posso dizer que as admiro! Muito mesmo!!! Não tenho "arcaboiço" para tal, em vários níveis...

 
At 26/10/05 17:02, Blogger Ana Santos said...

Olá,
Também sou englobada neste post. Tinha o meu filho 8 meses engravidei sem ser planeado, infelismente às 9 semanas perdi o bébé. Agora aos 17 meses voltei a engravidar, se tudo correr bem o meu filhote terá 2 aninhos quando o maninho nasçer. Ainda o amamento, não consiguo repousar para ter uma boa gravidez, mas tudo se há-de resolver.
Sei que deve ser difícil criar duas criançinhas tanto pequeninas, mas se a minha mãe criou 7 filhos com diferenças de mais ou menos ano e meio também hei-de conseguir. Depois adoro crianças.
Beijinhos,
Ana e tesourinho + anjinho
http://tesouro-precioso.blogspot.com e http://lugar-meu.blogspot.com

 
At 5/11/05 00:27, Blogger InêsN said...

só hoje li este post...
como sabes, engravidei novamente tinha o diogo apenas 2 meses...é dose, eu sei...
não me considero mãe-coragem até porque já muitas vezes caí no desespero a pensar no que vem aí...por vezes penso que não vou conseguir mas a verdade é que agora só me resta olhar para a frente...
com uma coisa me sinto MUITO bem...nunca pensei em não ter este bébé, apesar de todas as dificuldades que aí vêm ;o)
beijinhos!

 

Enviar um comentário

<< Home