quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Saídas (engraçadas) dela

-" Mamã, a primeira pessoa, como é que foi a primeira?"
Eu na minha inocência, pensava que tinham estado a falar disso na escola.
-" Não mamã. Eu quero saber como é que nasceu a primeira pessoa."
Eu muito aflita, pedi ajuda ao pai, que naquela altura não me surgia nada de concreto para lhe explicar. Só me lembrava que tinha que lhe dar uma explicação simples mas correcta.
Até que o pai me disse para lhe mostrar a evolução da espécie. Falei-lhe do aparecimento da terra, das bactérias, e da evolução do homem desde os australopitecos. Expliquei-lhe que eram uma "espécie de macacos". Quis repetir a palavra "australopiteco" imensas vezes.
Depois perguntou:
-"Mamã, a avó Lurdes é mais velha?"
-" É filha."
-" Então é o macaco".
Lá lhe falei da evolução de milhões de anos e ela:
-"Então como é que avó Lurdes nasceu?"
Depois de lhe explicar quem eram os meus avós, disse-lhe que estavam no céu.
-" Estão morridos, mamã?"
Engoli em seco. Era a primeira vez que íamos falar de morte. Acenti (e corrigi-a, claro). Se nós também íamos morrer. Claro, quando formos muito velhinhos. Vi-lhe o pânico nos olhos. Reforcei que era só quando fossemos muito velhinhos.
- " E depois, o que é que acontece?"
Seguiu-se a explicação que os familiares estão no céu estão a olhar por nós. A proteger-nos.
-" Então já abriram os olhos?"
?????
-" Sim..."
-" Então, o avô Emídio já abriu os olhos."
Veio o momento de lhe explicar quem foi o avô Emídio. E tudo o que significa para nós.
Perguntou-me quem eram os meus avós.
-" Então eles eram os macacos."- (E ela a dar-lhe).

Etiquetas:

3 Comments:

At 11/2/10 00:01, Blogger Ianita said...

Costumo chamar "cromo/a" às pessoas. E há quem não goste. Uma das pessoas que não gostava era a minha sobrinha.

Aqui há uns anos,depois de algumas birras, expliquei-lhe que "croma" era o diminutivo de "cromagnon", ou seja, "homo sapiens sapiens", ou seja, nós. Disse-lhe que a insultaria se a chamasse de austrolopiteca :)

A partir daí passámos a chamar-nos austrolopiteca uma à outra :)

Beijos, ó croma! :)

 
At 11/2/10 12:01, Blogger CLS said...

Falar da morte é complicado. O meu avô morreu quando a Camila tinha 4 anos e foi uma enxurrada de perguntas, nada fáceis de responder.
Mas faz parte da vida, nada a fazer!

 
At 12/2/10 16:46, Blogger Unknown said...

Patrícia, desculpa mas a tua filha é um prato. Adorei a cena dos macacos! LOL

 

Enviar um comentário

<< Home