sexta-feira, janeiro 19, 2007

Referendo

Fui eu que percebi mal a pergunta, ou o que vamos votar no dia 11 não é se somos a favor ou contra, mas sim se queremos que as mulheres sejam penalizadas ou não?
Ponto 1- Acho que todos os argumentos contra ou a favor do aborto não estão comtemplados neste debate e por isso valem o que valem, porque neste referendo não é isso que se está a discutir. A pergunta é bem clara.Acredito que perante essa reflexão se chegue ao sim ou ao não mas não vale a pena tapar o sol com a peneira.
Ponto 2- Acho que deveriam pôr também outras coisas a referendo,tão importantes como estas e não passar a batata quente só nestes casos.
Ponto 3- Acho que no dia em que os namorados, maridos e famílias coniventes com a decisão da mulher também forem julgados, as coisas mudam. Tanto é criminoso " o que rouba", como aquele que fica "cá fora a guardar a porta".
Ponto 4- Acho que todos os casos como este, em que está em causa um problema de saúde pública, que poderá pelo menos em parte ser resolvido (e eu tenho uma opinião em formada a este respeito), a questão não devia ser resolvida por nós. Nunca ninguém nos veio pedir opinião para outros casos de problemas de saúde pública.
Ponto 5- Acho piada aos profissionais de saúde (atenção que eu também sou, não estou a falar de fora)acharem que estão acima da lei e dizerem que se a lei mudar, não fazem isto ou aquilo...
Ponto 6- Ainda acerca dos profissionais de saúde, se lhes aparecer um homicida (e eu não estou a comparar o imcomparável, porque ainda nem dei a minha opinião acerca do assunto) em risco de vida, não o tratam? Não fizeram um juramento?
Ponto 7- Para mim, os números valem o que valem e podemos fazer com eles o que quisermos, até mascarar situações ( e daí não ir aqui colocar dados estatísticos), mas não me parece que por as mulheres serem presas se vão fazer menos abortos. A "sorte" é que assim nas condições em que os abortos são feitos, há fortes possibilidades da mulher morrer e as cadeias sempre ficam menos cheias (ironia estúpida mas real).
Ponto 8- Por deformação profissional (qui ça) vejo esta questão (uma vez mais, a da despenalização, e não o ser a favor ou contra o aborto)pela vertente da mortalidade e da morbilidade das mulheres que mesmo que a lei não mude, os vão continuar a fazer em condições miseráveis.
Ponto 9- Não concordo com a maioria dos argumentos do sim e do não porque uma vez mais repito que não é ser a favor ou contra que está em causa.Mas se querem levar a questão para esse lado, então deveria haver um organismo isento que explicasse tudo o que as pessoas têm dúvidas para poderem votar conscientemente.
Ponto 10- Claro que este assunto não se esgota nestes dez pontos e se reflectimos bem, tudo nos leva a que o ideal seria, que a mulher não engravidasse quando não o deseja, que houvesse mais apoio para a mulher grávida, que se fizesse mais pela educação sexual nas escolas e afins, enfim, tudo diferente. Mas como temos que começar por algum lado, espero que possamos pelo menos votar com a consciência que estamos a contribuir para melhorar este nosso país.

6 Comments:

At 19/1/07 13:41, Blogger Lúcia said...

Finalmente um post em que aplaudo de pé sobre este tema, muito se tem falado e pouco se tem esclarecido.
Sou pelo sim, o sim pela despenalização da mulher e pela possibilidade de lhe darem condições para o fazer. A decisão de o fazer ou não não é o ponto a discutir, trata-se de uma questão dos direitos, liberdades e garantias, consagrados a cada cidadão na constituição da república portuguesa ( o que para quem não sabe é a base de toda a legislação nacional ) e como tal, não depende da opinião da maioria.
O que depende sim da opinião da maioria é se concordam que uma mulher porque fez um aborto ( provavelmente em condições de saúde e higiéne miseráveis ) seja condenada.
Acho caricato que se queira penalizar uma mulher que fez um aborto ( com as suas razões e que não interessam a mais ninguém que não a ela e ao pai da criança ) e encher as prisões deste país e depois coloca-se em liberdade condicional os burlões que prejudicaram o país e todos os contribuintes em geral só porque estes senhores, como burlões que são, fizeram dinheiro suficiente para pagar a caução e continuar por aí fora a lesar todos nós.
Ponham a mão na consciência e pensem se este é o país que querem, com mentalidades fechadas, inquisidoras e moralistas.

 
At 19/1/07 14:20, Anonymous Anónimo said...

Pessoalmente não faria um aborto há excepção de graves deficiencias do feto,pois não me sinto capaz de enfrentar uma luta tão grande, mas também sou contra a prisão de uma mulher que o faz, ou pela morte de uma mulher que se entrega nas mãos de um carniceiro para o fazer. Por isso sou pelo sim, porque acho que não vai aumentar o nº de abortos, pois que e contra não o vai fazer só porque é legal, e quem é a favor já os faz, mas em condições degradantes que põe em risco a vida da mulher. Não acredito que alguem faça um aborto de ânimo leve, ou em vez de usar contracepção. Alguem que decide tirar um filho deve sofrer muito com isso, como tal acho desnecessário enchovalhar em praça publica uma mulher que faz um aborto, leva-la a tribunal, acho realmente desnecessário e hipocrita.

 
At 19/1/07 17:57, Anonymous Anónimo said...

olá patrícia!! apesar de ler sp o teu blog nunca comento, mas hoje não pude deixar de te agradecer a forma como trataste o assunto de que toda a gente fala mas ninguém diz nada que se aproveite!!
concordo plenamente com o que dizes e não é o facto de dizer sim ou não é só mesmo o facto de a mulher não ser realmente valorizada nesta situação!!
também concordo quando falas dos falsos moralismos de alguns médicos e clínicas privadas...
bem não me vou alargar mais!! beijinhos pa ti e pra mariana

 
At 19/1/07 21:09, Blogger T said...

Voto SIM!

 
At 20/1/07 00:54, Anonymous Anónimo said...

ola esta vai ser a primeira vez que estou a responder a este blog , depois do que li e sabendo que dentro de alguns dias vou ser papa , nao consigo ver qual a razao de dizer que sim ao aborto pois a criança queum dia iria nascer nem teve tempo de escolher se vive ou nao , ja agora porque campanha ao aborto e nao campanha a sabedoria do acto sexual , uso correcto do preservativo e por falar nisso porque nao um preço quase de borla para estes ultimos nao e? um abraço

 
At 22/1/07 18:29, Blogger Luna said...

mil palmas pelo foi dito!!mto bem falado sim senhor.
beijocas
Luna

 

Enviar um comentário

<< Home