segunda-feira, dezembro 04, 2006

A saga da mana no hospital

Tudo começou na segunda feira com uma ida ao SAP onde lhe disseram que era um vírus e a mandaram para casa com analgésico/anti-inflamatório. Não melhorando das dores foi ao médico de família que a enviou para o hospital. Lá fizeram um teste à urina e algumas análises e mantiveram-na em observação para ser vista pelo urologista no dia seguinte. (Prescreveram-lhe antibiótico.) O urologista chegou lá, fez-lhe perguntas e deu-lhe alta. Na quarta feira estava pior e voltou ao médico de família (sempre com muitas dores). O médico de família voltou a enviá-la para o hospital. Mesmo com a carta do médico demoram cerca de 3 horas a fazer-lhe uma colheita de sangue. Passei-me lá com uma enfermeira e ela pôs-me a falar com a médica que a iria seguir. Enquanto isso ela não comia nada desde o dia anterior (3ª feira). Depois da colheita fizeram ecografias abdominal e pélvica. Não viram nada de anormal a não ser os valores de infecção que estavam altíssimos. Pelo meio, foi vista por um ginecologista que ainda a destratou por ela estar a fazer contas de quando tinha tido a última menstruação. Decidem interná-la para observações enquanto lhe suspendem o antibiótico para não mascarar nenhuma situação. Fica a soro e com medicação para vómitos e dores. Continua assim na quinta feira. À noite pergunto à enfermeira se ela estava melhor e se achava normal não fazerem nada. Não sabiam de nada e pelo visto achava normal. Não tinham feito mais nada. Na 6 ª feira de manhã não havia médico e ela continuava em "observação". Passei-me. E se ela fizesse uma septicémia? Depois de muita insistência lá fui falar com o médico às urgências (só era chamado em caso de urgência e era da outra cirurgia, nem conhecia o caso) e ele muito simpático lá me descansou. Esperámos até sábado quando finalmente lhe foi feita a colheita. Soubemos por portas travessas que estavam melhores os valores (embora soubessemos pelos sintomas também, a dor começou a diminuir). Ficou lá até ontem porque não havia médicos nem altas. Tiraram-lhe o soro e como estava só com dieta líquida, à noite estava desesperada com fome. Lá pedimos às enfermeiras para ela comer bolachas. Acabou por comer uma maçã assada também (mas a médica não tinha deixado instruções para isso). Teve alta agora de manhã. Não acho normal. Primeiro fica 3 dias sem saber se está melhor ou não. Só ao fim do 3º dia lhe fazem análises. Depois ninguém nos diz nada como estavam as análises e fica lá mais 2 dias, sem comer. E ainda dizem que sou stressada. Se fossem familiares deles queria ver se também faziam isso.
Srs ministros, cortem lá mais um bocadinho no pessoal dos hospitais que nós estamos muito bem servidos.

Adenda- Disse-me que tinha alta às 9 e pouco. Já foi a empregada para ir buscá-la e teve que vir embora. Continua à espera de um papel para se vir embora. E depois eu é que sou stressada. Isto não é normal...
Adenda 2- São 13.30 (e eu vou para Coimbra) e ela lá continua à espera da alta.(No coments)
Adenda 3- Chegou a casa às 16 e tal (no coments 2)

6 Comments:

At 4/12/06 13:02, Blogger Mamã Coquinhas said...

Desculpa a invasão ... mas já há algum tempo que visito o teu blog e acompanho o crescimento da tua filhota linda ... até hoje nunca comentei ... mas hoje não me contive ... vivemos mesmo num pais de burocracias ... por isso somos o que somos!!

As melhoras para a tua mana.
Já agora, se quiseres faz-nos uma visita ... serás sempre bem vinda!!
Vou adicionar o teu blog, posso??
Beijocas e mais uma vez desejo uma rápida recuperação para a tua mana.

 
At 4/12/06 14:06, Blogger Ana said...

Se fosse comigo pirava-me do hospital sem o tal papel...mas isso sou eu que sou impulsiva!

Bom regresso

 
At 4/12/06 14:20, Anonymous Anónimo said...

É uma tristeza o nosso sistema de saude, infelizmente este é so um caso entre milhares. Poruqe será que não saimos da cauda da Europa???

As melhoras para a tua irmã.

 
At 4/12/06 17:08, Anonymous Anónimo said...

...

Que miséria....

É a falta de respeito pelas pessoas...
Estes Hospitais públicos pecam é exactamente aí, no respeito.
Bastava que o pessoal médico parasse de comparar o vencimento deles com aqueles que fazem o mesmo mas que trabalham no privado e com isso ganham mais...
...
FRUSTRADOS!!



Ainda bem que destes notícias, já estava preocupada com ela...

Jinhos grandes

 
At 4/12/06 20:03, Blogger T. said...

Que tristeza o nosso SNS!!!! As melhoras da mana e do serviço de saúde...
Beijinhos

 
At 6/12/06 00:03, Blogger Joca said...

Mas afinal: qual era a doença?
Parece inacreditável!

Joca

P.S.: adoro ler seus textos.
Esreve muito bem!
P.S.(2): tua filha é linda! :)

 

Enviar um comentário

<< Home