domingo, outubro 08, 2006

O porquê...

de relatar aqui tudo e mais alguma coisa acerca da Mariana, tem várias razões. A primeira e principal é que gostava que um dia ela gostasse de ler a sua história. Claro que o facto de dar muito jeito para não me esquecer de nada e dos familiares e amigos que moram longe estarem a par das novidades, são também bons motivos. E porquê esta lenga-lenga toda?
Porque muitas vezes escrevo coisas que poderão parecer insignificantes ou demasiado banais para serem escritas e lidas. Mas a verdade é que eu adorei todas as fases da Mariana até agora: de recém- nascido, dos primeiros sorrisos, das primeiras habilidades, passando pelos primeiros passos ou as primeiras palavras. Mas esta fase de interacção, em que iniciam a sua "independência", em que nos compreendem, que falam à maneira deles, que descobrem as primeiras palavras (e que nós vamos tentando descodificar), é fascinante. Não que ache a minha filha seja precoce ou melhor que os outros. Umas coisas fará mais cedo, outras mais tarde e outras provavelmente nunca fará ou fará mal. Mas também não posso fingir que não a acho o máximo. Porque acho. Porque ela é minha. Porque ela é única. Porque a amo com todas as minhas forças e isso torna-nos vulneráveis às suas gracinhas, aos seus mimos e encantos.
Gosto do riso dela, da sua forma de sorrir para (quase) todos. Gosto da sua preserverança, da sua alegria, do modo de brincar, das birras (destas, gosto mais ou menos). Gosto do cheirinho dela, dos miminhos que me faz, dos beijinhos que me dá. E gosto desta fase. Aliás, gosto muito desta fase. Que já parece uma menina mas que os jeitos, palavras, birras e acções ainda denunciam um bebé. Gosto de cada descoberta, de cada passo dado em frente na aventura do descobrimento e do crescer. E por isso escrevo aqui tudo. O que acho relevante e o que não acho tanto. O que quero sempre lembrar e o que preferiria esquecer. O que me faz sentir a melhor mãe do mundo e o que me faz sentir a pior.
Simplesmente porque educá-la, amá-la e vê-la crescer são até agora o melhor que a vida me reservou. E é por isso que continuarei a escrever.

5 Comments:

At 8/10/06 23:29, Blogger T. said...

Muito bem "dito"!!!
Como já li muitas vezes noutros sítios o blog é de quem o escreve ...quem não quiser ler...não lê!
Beijinhos

 
At 9/10/06 09:57, Blogger rutinha said...

e fazes tu mto bem!até porque a visita a este blog faz parte do meu quotidiano ainda antes da Mariana nascer:) gosto de aqui vir e ler as novidades, os acontecimentos, as vivências do dia-a-dia. Apesar de não vos conhecer pessoalmente, rio com as vossas alegrias e tb fico triste com as coisas menos boas...um beijinho e continua a contar estas pequenas histórias:)

 
At 9/10/06 11:44, Anonymous Anónimo said...

desculpa tar a chatear-te outra vez..mas keria tanto as fotos...
relembro: mafitas_rg@hotamail.com

 
At 9/10/06 12:12, Anonymous Anónimo said...

E fazes tu senão bem! :)
O meu nome é catarina e tenho acompanhado a tua historia ainda era o teu marido que escrevia :)
Agora tenho uma menina, a Joana, de 3 meses, e vou revendo nela o que escreveste na altura da tua :)
é giro e adoro!
E a tua Mariana é o máximo!
Um beijo e Felicidades

 
At 9/10/06 13:37, Blogger Ana Rangel said...

E ela vai adorar ler a vossa história, acredita! :)

 

Enviar um comentário

<< Home