domingo, abril 19, 2009

Bem me parecia que ela já tinha ficado muitos dias doente, em casa

Este fim de semana mandaram para casa o dossier diário da Matilde, onde apontam todos os dias o que se passa com ela na escola. Contei eu, 42 dias que foi ao infantário e 26 que não foi por doença. Bem eu tenho razão ao dizer que sou a melhor cliente deles, porque pago duas e só levo uma. A última vez foi no dia 1 de Abril, (terá sido como castigo pelas mentiras que disse?) passei a manhã no Centro de Saúde com ela (já estava a chegar quase a Coimbra quando ligaram a dizer que ela estava com dificuldade respiratória) e depois mandaram-nos para o hospital, onde passámos a tarde. O diagnóstico é sempre o mesmo (bronquiolite), mas desta vez com a novidade duma conjuntivite associada (um menino da escola tinha tido também 2 dias antes). Eu costumo ir gerindo a situação até ver que ela está aflita e que precisa do O2, para além do ventilan. Só nesse caso recorro ao Centro de saúde ou Hospital. Ligar para a pediatra a tentar que seja observada já nem vale a pena. As respostas são sempre as mesmas (Ou não está lá e nem me dizem quando estará ou "não há mais nada a fazer a não ser o ventilan". Assim, dito desta maneira, sem a auscultar nem nada. Eu é que a ausculto e faço o diagnóstico. Para a consulta de desenvolvimento posso contar com ela. Para o resto, eu que me desenrasque).
Assim sendo a Matilde esteve sem ir à escola 5 dias (ficou em casa da minha mãe com a D. I. e às vezes com a mana Rita, que deixou o trabalho para horas impróprias, só para tomar conta da sobrinha mais nova). Regressou ao infantário 2 dias antes da Páscoa, mas no último dia só esteve lá de manhã, que à tarde fui para o Alentejo trabalhar e levei-a. Depois seguimos para o Algarve, onde estivemos até Domingo. Como o infantário esteve fechado na Segunda-feira, esta semana foi 4 dias e já está com uma expectoração horrível.
Tem sido sempre assim. Vai uns dias, fica pior e fica em casa até eu achar que já está mesmo bem para aguentar a próxima. Andou melhor uma semana e meia antes do dia 1 de Abril porque fez cinesioterapia. Chorou tanto nas 3 sessões. O Pedro é que foi com ela nas duas últimas vezes e já me disse que nunca mais a levava. Que é horrível vê-la aos gritos e não fazer nada. Mas que lhe fez bem, fez. Ela que quase nem chora nas vacinas, ali berra. Aliás, cada vez que via a sala, começava logo a berrar.
Vamos ver quanto tempo mais tenho que a ver sempre a ficar doente. Malditos vírus. Maldito tempo. Nunca mais vem a Primaver a sério. E a falta que o sol nos faz...

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 20/4/09 13:52, Blogger Cláudia said...

Vamos lá a ver se ela continua a ficar doente...espero que não :)

 

Enviar um comentário

<< Home