terça-feira, janeiro 22, 2008

Festa de Natal

Hoje recebemos o CD da festa de Natal da Mariana. Aquela em que eu não a vi actuar porque cheguei 10 minutos atrasada e ela foi a primeira.
Está gira. Dançou um bocadito. Esteve sempre à frente com ar de estrela e à nossa procura. No fim bateu palmas orgulhosa e depois, envergonhada fez um movimento tipo pato Donald. Um must. Delicioso.
E ela gostou tanto que ainda não parou de ver...

Etiquetas:

sábado, dezembro 22, 2007

O forte dela é chocolates (em ciências é mais fraca)

A nossa árvore que este ano até nem prima pela beleza (mas que tem muito valor por ser fruto também da decoração da Mariana) não tinha chocolates. Ontem a avó deu-lhe chocolates para a árvore e eu achei que era giro pendurá-los e ela todos os dias comer um (ai, as boas recordações que tenho desses tempos quando fazíamos isso, eu e as minhas irmãs. E a batota que a Vera fazia...). Claro que os pendurei onde ela não chegasse sozinha. Claro que ela depois de comer um, se fartou de insistir para eu lhe dar mais. Como não cedi, ela decidiu tentar por ela, tirar mais um. Quando puxou, trouxe um bocado de pinheiro agarrado. Chegou ao pé de mim:
- "Mamã, a árve tem tantas penas."
(Risos. No coments. Ok, já percebi que chegou a altura de lhe dar umas aulas de Ciências...)

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Soltas

Pela primeira vez, coloquei um post em draft. Não o quero apagar, mas foi escrito num momento complicado que felizmente já passou. Do que interessa dizer fica apenas que apanhei o maior susto da minha vida com a Mariana. Minutos que pareceram horas. Pensamentos que nem quero reviver e a sensação angustiante de não a conseguir trazer de volta. Foi muito mau. Hoje, mais recomposta do susto, tenho ali uma princesa linda a brincar, como se nada fosse. (E o medo que tenho que ela esteja sem mim, e volte a acontecer?)

Ontem foi a festinha dela de Natal da escola. Cheguei atrasada 10 minutos e já não a vi actuar. Resta-me o consolo que vou ter o vídeo. E que a educadora S. disse que ela era a melhor bailarina que tinham. E o abraço que me deu quando me viu.

Já tirou as fotos na escola e ao contrário do que pensei até ficou muito bem. A sorrir para a câmara como ela gosta de fazer. E até já há pedidos das fotos. Vamos ver se os pedidos não serão satisfeitos só lá para o ano 2010.

Já temos a casa enfeitada. Adorou colocar as bolas na árvore de Natal e batia palmas toda entusiasmada. Não teve medo. (Sim, porque a minha filha tem medo das àrvores e do Pai Natal). Ouviu atentamente a história do presépio. Perguntei-lhe se gostava do Natal, depois de uma breve explicação. Disse-me: "Tenho medo do Matali (Pai Natal), mamã."

Parece que lhe deu finalmente para os sentimentos. Depois de referir frequentemente que tem medo disto ou daquilo, começou a pedir desculpa com mais frequência. Um dia destes foi porque eu estava a limpar os brinquedos dela como faço frequentemente, e ela pediu-me desculpa por ter sujado. E queria ajudar-me e limpar. A minha filha tem a mania das limpezas e tem que ter sempre um "panho" para limpar.

É a minha vida. Linda, linda. Meiga, sempre a pedir "meminhos". Uma princesa.

Etiquetas:

domingo, dezembro 02, 2007

Do não desfralde

Vi-me a arrumar a roupa dela. Mostrei-lhe umas cuecas do Noddy, para ver se a entusiasmava (embora eu tenha decidido que só lhe tiro a fralda quando ela me pedir declaradamente que quer tirar a fralda). Antes de tomar banho já queria vestir as cuecas do Noddy. Depois continuou:
- " O papá tá aquecer a massa e a Chicha. Tenho quecas (cuecas) Noddy. A Iana bai papar. Tenho quecas Noddy. Êu quero papar, papá. Tenho quecas Noddy. Quero ber o Xante (Elefante Babar). Tenho quecas Noddy. Oh papá quero o patinho. Uma quer (colher) pa Maiana. A cadeia pa êu papár. Quéro chicha. Ponto já tá."
E o papá Pedro embalado na onda:
- " Mamã também queres umas quecas do Noddy?"
- "Quero, quero..."
E lá começa ele aos saltos a cantar: "Eu sou o Noddy..."
(Sem comentários...)


(Claro que o desfecho disto vai ser uma Mariana a fazer xixi pelas pernas abaixo e eu a maldizer a hora em que lhe mostrei as cuecas. Nem que tenha 18 anos, só quando ela me implorar para eu lhe tirar a fralda é que eu lha tiro. Claro que ela queria as cuecas mas não queria sentar-se nem na sanita, nem no bacio. E o que mais uma vez lhe explicámos para pedir antes de fazer, foi com certeza em vão. Who cares?).

Etiquetas:

Troca dos sexos (novamente)

A mamã xuxou (sujou) a mijola (camisola). A Iana bai buscar uma pano. Lhimpa mamã, tá xuxo.
(A minha filha tem a mania das limpezas).

Etiquetas: