quarta-feira, novembro 19, 2008

Depois do susto desta noite/madrugada, repenso ainda mais a minha vida. E ecoam-me as (sábias) palavras de alguém que bem me conhece: "Para onde corres tu?"
E eu não sei responder. Porque corro. Para onde corro. O que quero. Porque quero assim tanto.
E choro. E páro. E prometo a mim mesma que tudo vai mudar.
E vai.
Porque eu corro para ver o "bem crescer" das minhas fihas e perco isso todos os dias.
Eu corro para dar uma vida melhor a quem amo e nem sequer tempo me sobra para estar com quem amo.
Eu corro para a felicidade e vejo-a fugir-me por entre os dedos todos os dias.
Eu corro para fazer o bem aos outros e não consigo fazer nada por mim mesma.
Hoje parei e quase me parou o orgão que me faz respirar. O sentido da vida deixou de fazer sentido. As pessoas, os bens, os momentos... ficaria tudo cá. E eu partiria com tanto para dizer, fazer ou pensar.
O meu ritmo de vida, as minhas loucuras acima do limite humano, o meu speed, ficaram naquele corredor amarelo. Voltei outra. Com medo de não as voltar a ver. Com medo de não ter tempo de dizer a quem amo, quanto o sinto todos os dias.
Estou hibernada. Preciso de me reencontrar, de voltar a sentir e deixar de tanto pensar.
Estou mas não estou. Pela primeira vez em 30 e tal anos, vou estar à frente de tudo.Vou pensar em mim, repensar tudo. Questionar o mais simples. Desmistificar o mais complicado. A minha vida é o mais importante que tenho. Sem ela nunca poderia vê-las sorrir para mim todos os dias.
E elas e o seu sorriso, são a razão da minha vida.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, outubro 24, 2008

Não sei o que responder quando me perguntam se são parecidas



Sim e não. Parecidas são, sim. Nas expressões, principalmente. Que segundo parece, uma é mais pai, outra nem tanto. A segunda muito mais parecida com a prima Helena, com as manas (e nem tanto comigo, para variar...). Iguais não são, embora por vezes quando tenha a Matilde ao colo me pareça a irmã. Mas também não são assim tão diferentes. Ou são?
(Mariana, 2 meses e meio vs Matilde 3 meses)

Etiquetas: ,

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Do gosto dela por música

Há crianças que é para as letras, outras para os números, outras para o desenho. A minha filha tem uma apetência especial para decorar músicas. Sabe de cor umas dezenas e nem precisa de as ouvir muitas vezes. (Mas claro que ainda diz muitas palavras em "Espanhol")

Etiquetas:

Do fim de semana da Mariana

Já estava combinado que a Marianinha iria dormir a casa da prima Helena na noite de sábado. Proporcionou-se dormir lá também uma amiga da Helena. A mana Vera deu-lhes jantar e tratou delas. Na hora de deitar estavam as duas mais crescidas exaustas e uma Mariana cheia de energia, porque tinha vindo de casa da avó onde dormiu uma sesta que terminou às 19.30. Parece que tirando isso, foi um anjinho. Dormiu com a mana Vera. E pelo vistos divertiu-se tanto que ontem não queria vir embora e ainda esteve um tempo a chorar pela "tita Bera". Não fico admirada. Ela porta-se bem e gosta de estar com outras pessoas. Noutras casas e se nós não estivermos nem faz birras (Tirando a parte de ter andado a "assinar" objectos. As canetas têm que estar longe...).


A visão da mana Vera:

"Às vezes dá-me para isto, mas passa depressa. Proporciona-se no fim-de-semana ter 3 princsas em casa. A Helena, a prima e a amiga do coração. O sentimentos de ter 3. Imaginar como seria. 3 a jantar. 3 para adormecer. 3 a gritar, e aos pulos. 3 banhos, 3 para vestir. 3 para pentear. 3 personalidades difentes.
Apercebi-me que deve haver vezes em que é mais fácil ter 3. Apenas um absorve-nos o tempo. Não nos dá tanto espaço. É meramente uma questão (de) prática!
Não que me sinta exactamente entuasiasmada! Vale a experiência. Vale pelo soninho doce da Mariana. E aquela respiração leve. O sorriso perfeito. Vale pelas gargalhadas da minha filha, por ter companhia para dormir. Vale por um fim de Domingo cansado. E pla vontade de repetir... não tão depressa!"

Etiquetas:

posted by Vera Angélico at Domingo, Fevereiro 17, 2008 |

Etiquetas:

domingo, fevereiro 17, 2008

Independência

Entre o sofá e a parede temos um pequeno espaço, onde caiu um quadro dela (daqueles onde ela escreve com uma caneta e depois apaga com um botão...).
Ouvi barulho e ela chamou-me aflita:
- " Mamã, mamã."
Fui lá ver o que tinha caído e ajudá-la. Começo a tirar o quadro:
- " Xai, mamã. Tu não sabus" e começa ela a puxar sozinha e habilidosamente o quadro por entre o pequeno buraco

("Não sabes?" Será que se acabou a fase de encantamento. Já?)

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Giras dela

A minha filha põe a roupa no caixote da roupa suja enquanto diz:
-"Esta vai para a máquena de lavar"
(Ela acha mesmo que aquilo é a máquina de lavar...)

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Repleta de razão pela manhã

Hoje, enquanto o carro dá sinal de não querer trabalhar:
- "Mamã, o popó tá estagado. Queio ir pá tola (escola), ber os meninos".

Um pouco mais à frente:
- "Mamã, a Meiana gosta da Sara"
- "Gosta filha? E da mamã, filha, também?
Silêncio
- "A mamã gosta muito da Mariana. Também gostas da mamã filha?"- em jeito de segunda oportunidade...
Silêncio
(Ok, ok, percebido...)

Ainda mais à frente:
- "Mamã, o papá tá a anhar tostãos pá tola da Meiana.
- "Tens razão filha, só para a tua escola, é preciso trabalhar para ganhar bastante dinheiro..."
(Parece que se apercebeu que o dinheiro não é só para comida...)

E o que eu gosto destes diálogos logo pela manhã...

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

31 meses


Atrevida mas tímida, teimosa, linda, brincalhona, meiga e feliz. Aos 31 meses és o meu sonho. Parabéns princesa. Cresce sempre assim.

Etiquetas: